O que é Aracnofobia?

Por: Ananda Manica

Aracnofobia é o medo de aranhas, ou seja, pessoas que ficam extremamente perturbadas quando estão na presença de aracnídeos. Pessoas que possuem essa fobia evitam viajar para o campo, visitar locais onde é possível encontrar uma aranha e quando a encontram apresentam inquietação, sudorese, pulso acelerado, taquicardia, náuseas, respiração muito rápida e estresse.

O que é Aracnofobia?

Muitos acreditam que esse medo excessivo por aranhas é um exagero, mas há aqueles que só em olhar uma foto de aranha já se desesperam. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual algumas pessoas possuem aracnofobia.

Há tratamentos para essa fobia, e grande parte deles obtém sucesso, alguns deles utilizam fotografias durante certo tempo para o paciente ir se acostumando, nessas fotografias estão ilustradas imagens que lembram aranhas e suas formas, posteriormente mostra-se aranhas de verdade até o paciente se acostumar com a presença das mesmas a ponto de não se desesperar e ficar ansioso.

Quando houver pessoas que apresentem essa fobia é muito importante que outras pessoas próximas a ela não a critiquem achando que isso não é um problema e sim brincadeira. É um problema sim, e como qualquer outro deve ser diagnosticado para que se realize seu tratamento. As maiorias das pessoas que se submetem ao tratamento possuem uma vida norma, sem medos e paranóias. Há aquelas que não conseguem nem dormir, pois tem medo de que alguma aranha apareça em sua cama, e acabam procurando em todos os móveis do quarto para ter certeza absoluta que elas não estão ali.

Deixe uma resposta