Animais

O que é Aranha-golias?

A Aranha-golias ou Aranha-golias-comedora-de-pássaro é considerado maior  aracnídeo do mundo. Comem normalmente insetos como grilos, gafanhotos, baratas, mas podem comer pássaros, pequenos roedores, lagartos, algumas cobras e possuem um comportamento canibalístico comendo também outras aranhas.

Publicidade

É uma espécie de tarântula, que se caracteriza por ter patas longas com duas garras na ponta e corpo revestido de pelos. Uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador.

Esta espécie é encontrada no norte da Amazônia brasileira, na Guiana, no Suriname e na Venezuela.  Elas são inofensivas para os seres humanos e atacam somente quando ameaçadas. O veneno causa muita dor e inchaço, mas somente por algumas horas. Apesar do tamanho assustador, que pode chegar a 30 centímetros ou mais, não produzem toxinas nocivas aos humanos. Porém devem ser manipuladas por pessoas com experiência por serem agressivas.

Publicidade

Esses animais podem viver mais de dez anos, elas cavam grandes tocas e nelas podem viver a vida inteira, com temperaturas variando anualmente de 21 °C a 42 °C. As tocas são normalmente subterrâneas, geralmente aproveitam as de outras aranhas ou roedores. Geralmente ficam próximas a raízes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.

Antes de se tornarem adultas,  têm de comer diariamente, menos no período de sua troca de pele, quando há um jejum de dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer.

Veja o vídeo abaixo e conheça a Aranha-golias:

Publicidade

Deixe uma resposta