Animais

O que é ariranha?

A ariranha é o maior mamífero da família das lontras e mede quase dois metros incluindo a cauda e pode pesar até 34 quilos. Seu nome científico é Pteronura brasiliensis.

Publicidade

Este animal vive ao longo das margens dos rios, regiões úmidas, lagos e alimenta-se de peixes e pequenos mamíferos e pássaros. Vive em bandos de até 20 animais.

É encontrada nos rios da região centro-leste da Amazônia, no Brasil, da Venezuela, Guiana, Paraguai e Uruguai.

Publicidade

A época de acasalamento e na estação das chuvas e a gestação da ariranha dura 60 dias, podendo nascer de 1 a 5 filhotes, que tornam-se independentes ao completarem 1 ano.

A ariranha também é chamada de lontra-gigante e tem as mesmas características das lontras. A pelagem é grossa, semelhante ao veludo, impermeável que facilita sua natação.

A ariranha está em extinção em função da caça para venda de sua pele que é muito bonita e atrai os caçadores. De 1950 a 1960 a caça era liberada, hoje em dia está proibida. Existe uma previsão de redução da espécie em 20% para os próximos 10 anos. Outro fator para sua extinção são produtos químicos despejados nos rios pelas indústrias. Também a construção de grandes hidrelétricas ameaçam o ambiente destes animais. No Pantanal ainda encontra-se alguns grupos de ariranhas próximas ao Rio Negro.

Para amenizar esta situação foi criado o projeto ariranha em parceria com Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e que vem desenvolve um estudo sobre a biologia e ecologia da ariranha na área do reservatório de Balbina.

Algumas atividades desenvolvidas pelo projeto são: monitoramento dos grupos de ariranhas, palestras, oficinas, visitas a escolas, associação de moradores para conscientizar na preservação da espécie, evitando o desmatamento das florestas e mantendo limpas as águas dos rios.

Publicidade

Deixe uma resposta