Curiosidades

O que é arma branca?

A lei não proíbe seu uso mas ela é causadora de muitas mortes.

Arma branca é um objeto usado de forma agressiva para defesa ou ataque mas o mesmo deveria ser usado somente para trabalho. Podem ser machados, facas e martelos, também podem ser consideradas armas brancas punhal, espadas, lança e funda. Pistolas e rifles não são consideras armas brancas pois o objetivo deles é ferir a outra pessoa.

Publicidade

As armas brancas possuem uma lâmina ou superfície cortante de comprimento igual ou superior a 10 cm.

A lei determina que armas são proibidas assim para atacar ou matar. Existe uma lei de número 05/2006 que diferencia as armas em relação a perigosidade, usando para diferenciar as letras de A a G, começando pela A que é a mais perigosa.

Publicidade

Elas são classificadas em cortantes, perfurantes, perfurocortantes, as contundentes, cortocontundentes, perfurocontundentes e perfurocortocontundentes.
As cortantes podem ser consideradas a gilete e a navalha de barbeiro. Já as perfurantes são o florete e a agulha, as perfurocortantes a faca, a adaga e a katana.

Exemplos de armas brancas contundentes são taco de beisebol, o martelo e o rolo de massa. As cortocontundentes são o machado e a foice. Também as armas perfurocontundentes são a picareta, a forquilha e o arpão e as perfurocortocontundentes o facão de selva.

No Brasil as espadas e espadins das Forças Armadas e Auxiliares só podem ser usadas por estes de acordo com o regulamento do Exército.

A legislação no Brasil proíbe o porte ilegal de arma de fogo no Brasil e não menciona nada a respeito do porte de faca ou qualquer tipo de lâmina. Existe somente um Decreto nº 1.246, de 11 de dezembro de 1936 que proíbe que um civil porte uma lâmina com mais de 10 centímetros.

Então uma pessoa pode sair na rua com uma arma branca sem precisar autorização. Porém se uma pessoa sai com uma faca com certeza está planejando algum assalto ou se vingar de alguém. Porém existiu uma lei que estava regulamentada pelo Decreto nº 1.246 de 11 de dezembro de 1936 proibindo o cidadão de portar facas ou outros objetos com lâmina.

Como a violência está cada vez maior é que as autoridades juntamente com a sociedade estudam formas de amenizar está situação seja usando arma convencional ou arma branca. Muitas vezes a arma branca é usada em brigas até mesmo familiares e que acabam com vidas e com famílias também. Então cabe a cada indivíduo ter a consciência que este tipo de arma deve ser usada somente para trabalho como na área rural.

Publicidade

Deixe uma resposta