O que é Arqueologia?

Por: Ananda Manica

A arqueologia é a ciência que estuda todos os restos de sociedades antigas que foram de qualquer forma preservados. Nessa ciência, o profissional chamado arqueólogo realiza estudos para a obtenção de informações através da analise de ossos, fragmentos de construções antigas e etc. Para obter os objetos de estudos é necessário que o profissional de Arqueologia realize escavações no solo ou até mesmo explorações no fundo do oceano.

O que é Arqueologia?

Por meio de informações obtidas com a arqueologia é possível analisar certas situações consideradas atuais, como as mudanças climáticas. Qualquer detalhe descoberto na arqueologia é de grande importância, juntamente com a sua localização. Além de escavar e analisar, os arqueólogos precisam fotografar desenhar, medir, e utilizar tecnologias que auxiliem no processo de determinação da idade dos objetos encontrados.

O principio utilizado na arqueologia para determinar a idade dos objetos é denominado estratificação, que possui como principio a idéia de que objetos mais antigos são encontrados mais profundamente do que os objetos mais recentes.

Para se determinar locais onde será realizado possíveis escavações é importante que previamente se faça um estudo do local através de analises de fotografias aéreas, analise de documentos e mapas antigos. Após realizado os estudos e escolhido locais para realizar escavações, a primeira atividade é escavar manualmente as primeiras camadas do solo, e se nessas primeiras camadas não houver vestígios de atividades consideradas humanas de antigas civilizações, é onde se dá inicio das escavações mais profundas.

Muitos objetos foram desenvolvidos para serem utilizados nas profundezas dos mares para que os arqueólogos possam analisar e pesquisar tudo ao seu redor com segurança e facilidade. A maioria dos arqueólogos procura navios antigos já afundados, e muitas vezes até cidades inteiras afundadas e com elas edifícios.

A Arqueologia é um trabalho que deve ser realizado com calma, pois muitas descobertas importantes demoraram anos para serem concluídas devido as suas dificuldades e importância.

Deixe uma resposta