O que é Arquitetura da Informação?

Por: hiper

Se você pensa que a definição de arquitetura é válida somente para o mundo físico então tem que conhecer a definição de Arquitetura da Informação ou como também é conhecida AI. A ideia central da Arquitetura da Informação é realizar uma organização das informações de tal modo que todo mundo possa ter acesso aos dados que deseja e assim a web se torne um lugar mais democrático.

O que é Arquitetura da Informação?

Essa área já existe há bastante tempo na informática, porém, somente agora recebe uma denominação e o reconhecimento de sua existência. Um arquiteto da informação trabalha basicamente organizando informações para que elas estejam mais fáceis de serem acessadas por todos. O seu trabalho consiste em realizar um tipo de taxonomia, ou seja, dar nomes as coisas. Quando se faz essa organização é muito mais fácil fazer uso das informações para criar novas possibilidades.

Atualmente o grande mercado da Arquitetura da Informação é mesmo a web isso por que com tantos dados circulando livremente pela rede se mostra mais necessário do que nunca organiza-los de uma forma mais lógica. Uma das aplicações práticas do trabalho de um arquiteto da informação é o estudo de perfis de usuários de sites e também a organização de bancos de dados.

Para as pessoas que estão a procura de uma nova e promissora profissão essa pode ser uma dica de ouro. Porém, ainda não existem cursos superiores nessa área. O que existe são cursos de aperfeiçoamento nesse segmento. Assim você terá algum trabalho para ter uma base sólida na área de Arquitetura da Informação.

Deixe uma resposta