O que é Arritmia Cardíaca?

Por: Ananda Manica

Arritmia Cardíaca é um problema na aceleração dos batimentos do coração, ou seja, as freqüências podem ser rápidas, lentas ou também podem ser irregulares. Essas freqüências de batimentos podem ser classificadas em dois grupos:

O que é Arritmia Cardíaca?

Bradicardia: é quando o coração bate menos do que 60 vezes por minuto. Em alguns atletas é normal que certas vezes os batimentos cardíacos estejam um pouco lentos. Há marcapassos que auxiliam no tratamento desta arritmia.

Taquicardia: o coração bate mais do que 100 vezes por minuto, isso ocorre quando há prática de atividade física, problemas emocionais e etc.

Existem alguns exames de extrema importância para realizar o diagnóstico de arritmia, que são: eletrocardiograma ( é bastante simples e barato);ecocardiograma( tem como finalidade detectar doenças cardíacas associadas a arritmia); Holter-24 horas ( é basicamente um eletrocardiograma, porém o paciente permanece com os eletrodos durante vinte e quatro horas, é mais complexo podendo identificar vários problemas não visíveis no eletrocardiograma normal); estudo eletrofisiológico ( é um exame com características parecidas ao cateterismo, neste exame o médico consegue analisar de onde vem os estímulos que estão gerando a arritmia).

Diagnosticado a arritmia e seu tipo é necessário iniciar um tratamento, que dependerá do tipo de arritmia. Em casos mais simples apenas o uso de medicamentos já é o suficiente, porém em casos mais extremos é necessário utilizar-se outras terapias.

Bons hábitos de vida evitam problema do coração, deve-se evitar a ingestão excessiva de álcool; estresse; fumo; uso de drogas; atividades físicas em excesso sem acompanhamentos; e diversas outras coisas que prejudicam a saúde.

Quando a arritmia é grave há diversos sintomas juntamente a ela, como confusão mental, desmaios, dor forte no peito, pressão baixa e etc. Quando houver alguns desses sintomas juntamente com a arritmia cardíaca é importante que se realize o atendimento médico com urgência.

Deixe uma resposta