O que é arroba?

Por:

A arroba é uma medida de massa muito antiga. É uma palavra de origem árabe, mas foi usada pelos espanhóis e portugueses. Em árabe significa “ar-rub”, a quarta parte.

No Brasil e em Portugal uma arroba é igual a 14, 688 quilogramas, mas é arredondado para 15 kg.

O que é arroba?

Atualmente esta medida não é muito usada, mas no Brasil algumas pessoas utilizam para pesar os bovinos, algodão, suínos e fumo.

A arroba gera dúvidas em relação à diferença entre peso do animal vivo e peso de carcaça deles.

A arroba significa o peso da carcaça, isto que dizer da carne com o osso que representa 50% do peso do boi vivo. Então se divide o peso vivo por 30, pois são considerados 15 Kg da arroba e mais os 50% da carcaça.

Na Espanha, a arroba é usada para medir líquidos. Então varia com o tipo de líquido, por exemplo, o azeite, a arroba equivale a 12, 563 litros e para medir o vinho o valor é 16, 133 litros.

Nos dias de hoje o peso médio do boi se mantém acima das 17,75 arrobas. Em 2005 o peso médio foi abaixo de 17 arrobas.

O pecuarista é a pessoa responsável por pesar o animal vivo, ele faz isto antes do embarque. Quando chega ao frigorífico é realizada a pesagem da carcaça para que possa fazer o pagamento ao produtor.

Depois em 1972 Roy Tomlinson desenvolveu um programa de correio eletrônico que é o e-mail Roy Tomlinson e começou a usar o arroba com o símbolo ?@?.

Deixe uma resposta