Tecnologia e Internet

O que é arte?

Conheça os tipos de manifestação de arte, assim como seu contexto histórico e importância na sociedade até os dias mais recentes.

Entende-se por arte toda e qualquer atividade humana ligada à comunicação e, dentro de um contexto histórico, a arte sempre existiu como marco de comunicação e de identidade de uma sociedade em determinado período, embora o conceito de arte seja bem diferente dos primórdios até os dias atuais. Ainda assim não existe um consenso exato da definição de arte, já que a partir deste princípio tanto um grafite no muro quanto um quadro de Renoir podem ser considerados uma forma de arte.

Publicidade

Cronologicamente falando, o primeiro tipo de expressão de arte é a chamada arte rupestre, que são os clássicos registros em cavernas, num período em que a escrita e fala ainda não eram extremamente desenvolvidos. Avançando no tempo, chegamos ao Egito, onde a atividade plástica era considerada um tipo de arte em prol do politeísmo.

A partir da era medieval passamos a ter a arte de forma mais desenvolvida, no sentido de indentidade conjunta nos segmentos de arquitetura, literatura, pintura e afins. O estilo romântico é o primeiro a ser estudado quando falamos de arte medieval, sendo datado na Alta Idade Média. Na arquitetura deste estilo, vemos o grande uso de arcos e abóbadas nas construções. Já na pintura, temos os temas religiosos, fechando o ciclo cultural de uma sociedade tipicamente atrelada ao Estado e à religião.

Publicidade

Logo após, vemos o surgimento do estilo gótico, na Baixa Idade Média, com belos trabalhos de vitrais, painéis, afrescos e foco nas esculturas com expressões humanizadas.

Um divisor de águas é a arte renascentista, tendo como principais representantes Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio. O ponto principal da cultura renascentista é o desligamento do apelo moral e religioso, permitindo uma visão mais ampla de comunicação. Na pintura, o uso do sombreado foi um grande avanço para a técnica, permitindo a ampliação da idéia de se trabalhar com profundidade e ângulos, além da criação e emprego da tinta à óleo.

A arte moderna é marcada por movimentos democráticos de expressão e que fogem das rígidas escolas e regras de arte. Temos como exemplo o construtivismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo, neoplasticismo e futurismo. A arte moderna no Brasil é considerada um marco muito importante, tendo como símbolo a Semana de Arte Moderna de 1922, onde os grande intelectuais brasileiros se reuniram para expressar o modelo de arte que correspondia aos anseios e vivencias da época.

Publicidade

Deixe uma resposta