Artes e Cultura

O que é artesanato?

Artesanato é o produto de trabalhos realizados manualmente ou de forma não industrial. O trabalhador que produz essas peças é chamado artesão e geralmente ele e seu trabalho são considerados parte da cultura popular.

Publicidade

É tradicionalmente produzido em família nas suas casas, com ferramentas e matéria-prima que eles possuam ou tenham condições de comprar (sem a necessidade de máquinas enormes e caríssimas).

Os objetos feitos pelo homem desde os primórdios são considerados artesanais, segundo a definição dada acima. Com a Revolução Industrial, a maioria dos utensílios que antes eram fabricados por artesãos passaram a ser fabricados em larga escala por máquinas. No entanto os intelectuais da época, como Karl Marx e John Ruskin, não concordavam com o desprezo que os trabalhos manuais passaram a receber por considerar o artesão um artista livre.

Publicidade

Até hoje é difícil mensurar um valor adequado pra trabalhos artesanais e que sejam interessantes para o consumidor. A maioria das pessoas acha o serviço caro, por achar que o artesão tem menos custos por trabalhar em casa.

Publicidade

Deixe uma resposta