Saúde e Bem Estar

O que é Artrite?

A artrite é uma inflamação nas articulações que causa muito desconforto aos que a possuem. No local, ocorre um endurecimento e muita dor que se não for tratada, pode acabar evoluindo para outras doenças e lesões de maior gravidade.

Publicidade

A artrite pode aparecer em qualquer pessoa como uma manifestação de que há algo de errado, ou seja, ela serve também como manifestação sintomática de diversas outras doenças. Doenças essas como a pneumonia, tuberculose, sífilis e até mesmo infecção das amígdalas.

Esta infecção ou inflamação das articulações ocorre quando certas bactérias ou até mesmo vírus acabam por invadir as articulações. Causam então febre e as dores no local inflamado. A infecção artrítica não ocorre com muita frequência, pois o uso contínuo de antibióticos acaba por impedir a invasão dos micróbios nas articulações.

Publicidade

Existe uma doença chamada gota, onde o corpo da pessoa em questão produz um determinado tipo de artrite, devido ao excesso de purina no organismo. Os sai produzidos pelo ácido úrico acabam por se depositar nas articulações, o que faz com que essas partes fiquem inchadas e causem dor. As doenças que causam dor e posteriormente levam as articulações a ficarem mais dura são denominadas reumatismo. As articulações não são afetadas de forma direta, o que acontece é que os tecidos conjuntivos acabam por ficar doloridos quando se toca neles.

A artrite reumatoide é um belo exemplo de dor nas articulações, sem que haja realmente uma infecção nelas. A sua causa é desconhecida e as articulações incham e ficam doloridas o que muitas vezes pode até comprometer os movimentos. Não há uma forma de cura para esta doença, deve haver descanso, um exercício local que possibilite uma melhora, massagens e termoterapia. Há casos que é necessário o uso de medicamentos.

Publicidade

Deixe uma resposta