Saúde e Bem Estar

O que é Asma Brônquica?

A asma brônquica pode ter várias denominações como, por exemplo, asma alérgica, asma induzida por exercícios, estado e asmático, somente asma e muitos outros. Mas, todos esses nomes se referem ao mesmo distúrbio pulmonar. A asma brônquica é marcada por ataques, que são periódicos, de roncos e sibilos que são alternados com outros períodos de respiração próxima da normal.

Publicidade

Os especialistas acreditam que a asma brônquica é de caráter intrínseco o que significa que não há uma causa definida para ela. Mas, muitos da comunidade médica admitem que a asma brônquica pode ser o resultado de algum tipo de alergia específica. Essa possibilidade de ser resultante de alergia se dá por que grande parte das pessoas que tem esse distúrbio pulmonar tem algum tipo de alergia.

A doença pode se manifestar de maneira espontânea ou então ser uma resposta a alguma infecção respiratória, exercícios inadequados, fumo ou até mesmo devido a poluição do ar no local onde a pessoa reside. Durante um ataque os músculos da arvore brônquica ficam rígidos e as vias aéreas ficam inchadas dificultando o processo de respiração. Quando o fluxo de ar é diminuído começa os sons que parecem roncos e sibilos. Um dos problemas é que a produção de muco aumenta durante esses períodos.

Publicidade

Há períodos em que a pessoa doente não tem nenhum tipo de problema respiratório, porém, quando um ataque começa pode ter uma duração de poucos minutos ou até dias. O perigo desses ataques reside no fato de que podem diminuir muito severamente o ar do individuo. Para contrlar o ataque é necessário fazer uso da bombinha para asma.

Publicidade

Deixe uma resposta