O que é astrolábio?

Por: hiper

Atualmente, os astrolábios já estão aposentados, pois já existem novos e mais eficientes instrumentos de observação do céu. Mas, é sempre muito interessante e tem um quê um tanto romântico saber como era feita a observação do céu em outros tempos.

O que é astrolábio?

O astrolábio é um instrumento astronômico utilizado para fins como o de navegação, era importante se guiar pelos astros do céu para se chegar aos destinos e usando este instrumento isso se tornava mais fácil.

A invenção deste instrumento, que devemos destacar para sua época era extremamente avançado, é atribuída aos gregos ou alexandrinos do ano aproximado de 150 a.C. O aperfeiçoamento do instrumento se deu com os árabes.

Um astrolábio planisférico é constituído de dois discos que são planos e em grande parte dos casos são feitos de cobre. Num deles existem as linhas de latitude, longitude e o horizonte e este representa a terra. O segundo disco é um mapa do céu, claro bem simples. O astrolábio também possuía ponteiros eclípticos.

Uma curiosidade que podemos destacar é que o astrolábio também foi muito usado como agrimensor. Ou seja, era utilizado para medir terrenos e alturas. Um instrumento muito interessante e que contribuiu muito para o desenvolvimento da humanidade.

Deixe uma resposta