Ecologia e Meio Ambiente

O que é Aterro Sanitário?

Aterro Sanitário é um local onde é depositado todo o lixo produzido pelos moradores de uma determinada cidade. Este local deve ser previamente planejado e estar totalmente de acordo com a legislação que dispõe os padrões necessários que um aterro sanitário deve ter.

Publicidade

Os Aterros sanitários são de grande importância pois é neles que são depositados todos os resíduos de um local, e é nele onde os resíduos devem ser reduzidos ao menos volume possível. Ele nada mais é do que um buraco de determinado comprimento e largura, onde há uma manta de Polietileno de Alta Densidade para proteger o solo de possíveis infiltrações e também há um sistema de recirculação de chorume, que é o líquido produzido a partir dos resíduos sólidos, muito poluentes. Neste sistema de recirculação, o chorume é impulsionado através de uma bomba a ficar circulando pela vala diversas vezes auxiliando também a biodegradação dos resíduos e evitando que o mesmo contamine o solo e o lençol freático.

As principais vantagens dos aterros sanitários são: Baixo custo de manutenção, apesar de o valor inicial ser considerado alto o aterro evita possíveis gastos posteriores com o meio ambiente; todas as etapas são acompanhadas por técnicos capacitados para evitar que aconteça imprevistos e que se prejudique o meio ambiente; e ao contrário de outros processos de destinação final de resíduos, o aterro sanitário não produz mais resíduos no final do seu processo, diferente da incineração.

Publicidade

Existem legislação específica para o Aterro Sanitário, onde devem ser tomadas várias providencias antes de montar um para que não se prejudique o próprio meio ambiente mas também a saúde das pessoas que moram ao seu redor. O aterro sanitário veio substituir o antigo lixão, que além de ser esteticamente feio causava danos irreversíveis ao solo, ao lençol freático, a saúde humana e ao meio ambiente.

Publicidade

Deixe uma resposta