Profissões

O que é atuário?

Profissional é responsável pelos cálculos dos riscos financeiros e pode atuar em várias áreas.

O atuário é o profissional que calcula e administra riscos. Desenvolve seu trabalha através de projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento. Trabalha com o cálculo de probabilidades e pode atuar na previdência pública, privada e de seguros.

Publicidade

Atua em três setores: seguros, onde fiscaliza o trabalho do técnico na área de seguros, calcula os prêmios e indenizações. Já na área da previdência social e privada, realiza os cálculos de fundos e analisa os possíveis riscos. Ele calcula qual o valor cobrado pelo seguro de um carro e prevê quanto a empresa deve ter em caixa para cobrir os custos.

Também atua na capitalização e investimentos, neste caso ele pesquisa os fundos de investimento, elabora os planos e políticas de investimento, realizando consultoria no mercado financeiro.

Publicidade

Existem 14 cursos de Ciências Atuariais no Brasil e que estão regulamentados. O profissional deve ter uma bom conhecimento da matemática e suas repostas devem ser embasadas em justificativas técnicas e científicas. Também precisa entender de economia, administração, contabilidade, finanças, estatística e demografia. Atualmente alguns são formados nestas outras áreas e não em ciências atuariais. Para ter um diferencial é bom ter um bom domínio da língua portuguesa e conhecimento em uma segunda língua.

Os cursos de formação de atuários ocorreu na década de 30 e a profissão foi regulamentada pelo Decreto Lei 66.408/70. A profissão está em crescimento devido ao aumento de previdências privadas que precisam ter um profissional desta área. O salário inicial é de R$ 2.000,00 podendo chegar a R$ 10.000,00.

No Brasil a Lei que regulamenta também pelo o Decreto-Lei nº 806/69. O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) encaminha o processo de registro ao Ministério do Trabalho e Emprego que dá o resultado final Ministério do Trabalho e Emprego.

Outra área que ainda não foi explorada no Brasil e o mercado de capitais, pois as empresas de ações precisam calcular seus riscos. Está área já é explorada nos Estados Unidos, Argentina e Japão.

Em pesquisa recente realizada neste ano a profissão de atuário foi considerada e apresentada pelo site americano de empregos CareerCast como a melhor profissão do mundo, em razão do salário e também do ambiente de trabalho e nível de estresse.

A profissão cresceu mais depois da crise econômica mundial, em 2008, onde várias seguradoras foram a falência. Então o profissional começou a participar das decisões da alta gerência das empresas.

O primeiro atuário foi William Morgan em 1775 recebeu. Ele recebeu o cargo na Equitable Life, de Londres.

Publicidade

Deixe uma resposta