Ecologia e Meio Ambiente

O que é Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é um fenômeno luminoso que ocorre em locais extremos, especificamente em zonas polares, devido ao choque de partículas de origem solar que estão eletricamente carregadas com as moléculas e átomos da atmosfera terrestre.

Publicidade

Mais comuns nos meses de Setembro – Outubro e Fevereiro – Março , a Aurora boreal possui coloração verde amarelada, onde as luzes ficam dançando no céu, um espetáculo que é difícil de ser visto, devido as suas condições extremas e de sua localização, como no norte do Canadá; Alaska; norte da Noruega; Rússia e Finlândia.

Um fato interessante é que não se pode ver a Aurora Boreal em um local onde há muita incidência de luzes, por isso é mais fácil enxergá-la no inverno onde a escuridão nesses locais é maior.

Publicidade

Para registrar em fotografias este lindo fenômeno é um tanto quanto complicado, pois é necessário máquinas específicas para captar. É importante ressaltar que aurora boreal é o fenômeno que ocorre próximo ao pólo norte, e o fenômeno que ocorre próximo ao pólo sul é denominado de Aurora Austral.

Essa denominação foi dada pelo astrônomo Galileu Galilei em uma homenagem à deusa romana Aurora, a deusa do amanhecer e seu filho Boreas. Para se realizar uma viagem, cujo objetivo é ver esse fenômeno de luzes dançantes é preciso ter consciência que as condições para a chegada no local são bastante difíceis, devido a época do ano propicia para o fenômeno. Muito frio, ventos fortes, neve e em determinadas regiões existe a presença dos ursos polares para perturbar e colocar medo nos visitantes.
Na maioria das vezes os locais mais propícios para o aparecimento da Aurora Boreal são aqueles cujo percurso é realizado com o auxilio de cães treinados para situações extremas, onde também é necessário o uso de barracas para que se possa passar a noite no local, as vezes até semanas.

Publicidade

Deixe uma resposta