Comportamento

O que é autismo?

Autismo é uma síndrome que interfere na capacidade da pessoa se comunicar e se relacionar com os demais. Elas podem apresentar retardo mental ou mutismo, a maioria das crianças não falam. Os sintomas aparecem antes dos três anos de vida e é mais comum em meninos.

Publicidade

A criança prefere estar só, não gosta de abraços e contato nos olhos, tem problemas na fala, emite sons e repetições estranhas e acessos de raiva. Muitas vezes balança o corpo e as mãos.

A primeira pessoa que descobriu o autismo foi o psiquiatra Leo Karnner em 1943, nos Estados Unidos.

Publicidade

O psicólogo britânico Simon Baron-Cohen está desenvolvendo uma pesquisa referente ao autismo. Ele é diretor do Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge e notou um grande aumento no número de autistas. Ele observou que as pessoas com maior tendência ao autismo são matemáticos, físicos, engenheiros e cientista da computação, pois são grandes sistematizadores. Ao casarem com pessoas da mesma profissão a tendência é ter filhos autistas. Em pesquisa realizada na Holanda constatou-se que o autismo predominou nas cidades de polo tecnológico.

No Brasil o primeiro estudo foi divulgado em fevereiro de 2011 e o resultado foi que existe um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos.

A causa deste transtorno ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja ocasionada por falha genética ou doença degenerativa das células do sistema nervoso. Também pode ser adquirido durante a gestação antes ou depois do parto.

Publicidade

Deixe uma resposta