O que é auto-estima?

Por:

Auto-estima é como nos sentimos em relação a nossa vida. É ter confiança em nossos pensamentos e sensações e aceitarmos do jeito que somos e para ser feliz. Se estamos de bem com a vida nossa auto-estima é alta.

O que é auto estima?

Algumas causas para a baixa auto-estima podem estar relacionadas a estar acima do peso. Por esta razão as pessoas devem ter uma preocupação moderada com o corpo. A mídia impõe um padrão de beleza que não é o ideal, pois o que importa é estar de bem consigo. Uma baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão. O indivíduo que não consegue expressar seus sentimentos acaba tendo sentimentos negativos.

A criança que sofre refeição ou maus tratos tende a ter baixa auto-estima, pois elas tem como exemplo as pessoas mais próximas como pai, mãe e professor.
Para adquirir uma auto-estima elevada é necessário ver as qualidade e não apenas os defeitos, fazer uma atividade que traga prazer, por exemplo, praticar um esporte, dançar, ler um bom livro, aceitar seus pensamentos e sentimentos. Ter um ideal na vida e lutar para conquistar o que desejamos.

Se o indivíduo consegue ter um boa auto-estima, a confiança em si vai aumentando e com isso consegue atingir seus objetivos tendo coragem de assumir novos desafios na vida.

Muitas vezes o indivíduo não conseguir se ajudar sozinho, então existem serviços de psicologia que podem auxiliar no tratamento. A psicoterapia ajuda a pessoa a entender melhor de si mesmo e as pessoas ao seu redor. Também analisa como os problemas prejudicam no seu dia a dia.

Um comentário

  1. vanessa miranda tamele
    4 de junho de 2013

    A auto-estima e uma boa causa para nossa vida e nosso futuro

Deixe uma resposta