Curiosidades

O que é auto-tune?

Auto-tune é um programa usado para editar o áudio. Em inglês significa ? auto afinar?e foi criado pela empresa Antares Audio Technologies em 1994 e é utilizado para mudar a altura do som, modificar e ajustar a voz humana.

Publicidade

Algumas cantoras famosas já usaram este recurso como Cher e Gal Costa e ajudaram as celebridades a chegar ao tom certo. Foi lançado pelo engenheiro Andy Hildebrand que trabalhava na busca por petróleo. Então emitia sons e descobriu que podia ser usado na música.

O auto-tune é polêmico, por modificar a voz do cantor, mas usado por vários astistas. O aplicativo também foi usado no ?remix? da entrevistas do técnico de futebol Joel Santana quando treinava a seleção sul-africana.

Publicidade

É parecido com o Word, só que em vez de palavras ele assinala as notas que acha que estão erradas. Ele usa escalas de 400 a zero e ajusta a voz para nota ideal. Porém ele não faz milagre, a pessoa tem que ter um boa voz para produzir uma bela canção e seu uso inadequado pode gerar problemas.

Andy Hildebrand usou uma fórmula matemática para desenvolver este programa. Andy fez tanto sucesso com sua descoberta, ganhou muito dinheiro e conseguiu se aposentar com 40 anos.

O Auto-Tune ficou mais conhecido em 1998 na canção Believe da cantora norte-americana Cher, música vencedora de Grammy Award.

O Auto-Tune funciona no automático, trabalhando sozinho ou na função gráfica, que pode ser usado nos trechos desejados, parecido com um Photoshop da voz.

A novidade que está chegando em 2012 é o auto-tune for guitar. Este programa vai afinar o som da guitarra.

Publicidade

Deixe uma resposta