O que é AutoCad?

Por: Adriano Barreto

Saiba para que serve este software.

AutoCAD é um programa de computador que auxilia na criação de modelos de prédios, casas, construções e plantas elétricas. Em 1982, a empresa AutoDesk ofereceu uma versão para uso pessoal do software do tipo CAD (Computer Aided Design), que até então só existia em versões empresariais. Estas versões anteriores ao AutoCAD necessitavam de computadores com gigantescas capacidade de processamento, enquanto que para o AutoCAD, qualquer computador pessoal tem a capacidade de rodar.

O que é AutoCad?

No início da década de 80, quando surge o AutoCAD, os modelos utilizavam simples linhas e círculos, criando objetos personalizados. Nos anos 90, o AutoCAD passa a utilizar funcionalidades mais robustas, como a criação de objetos personalizados e prontos. Em 2007, o software implementa recursos para uma modelagem em 3D. Hoje em dia existe uma série de software mais específicos para cada área, como o AutoCad Architeture, AutoCad Electrical e AutoCad Civil.

É possível com as versões mais recentes do AutoCAD criar uma série de animação da estrutura que está sendo criada para proporcionar ao usuário um passeio virtual pelo prédio que está sendo construído para que dessa forma seu cliente tenha uma ideia exata de como irá ficar seu projeto.

O AutoCAD utiliza o formato de arquivos .DWG e é o padrão de arquivos do tipo CAD.

A tecnologia AutoDesk

Além do AutoCAD, a AutoDESK produz diversos outros programas de design, todos eles focados no trabalho de projetos, auxiliando arquitetos e engenheiros. Todos estes aplicativos são integrados entre si, o que significa dizer que um projeto do AutoCAD pode ser exportado para qualquer outro software da AutoDesk.

O preço

Mesmo que seja um software que pode ser utilizado em computadores pessoais, o AutoCAD é de nível profissional e tem um preço relativo a esse nível. Hoje, ele custa em torno de 1000 dólares, além de 100 dólares por atualização.

Quando a intenção é por uso pessoal mesmo, muitos usuários recorrem a versões mais antigas do AutoCAD que pode se encontrado por até 500 dólares. Porém, é importante ter cuidado que essas versões mais antigas não possuem mais suporte ou atualizações.

Por que não usar outros programas 3D?

Existem muitos programas 3D, sendo que grande parte é gratuito, então por que não usá-los? A questão é que o AutoCAD é um programa bem específico. Em outros programas 3D você até conseguiria modelar, mas o AutoCAD lhe traz muita coisa pronta, tornando muito mais simples tarefas que você levaria horas executando.

Deixe uma resposta