Comportamento

O que é Automatonofobia?

Talvez de todas as fobias essa possa ser considerada uma das mais esquisitas, mas, para quem a tem não é nada engraçada. A Automatonofobia é basicamente a fobia de bonecos, ventríloquos, estatuas de cera e até mesmo seres animados como brinquedos que andam e robôs.

Publicidade

Para muitas pessoas esse tipo de fobia é simplesmente inexplicável, porém, sempre tem algum sentido e algo que desencadeia essa sensação de pânico generalizado. Em algum momento da vida o individuo que tem Automatonofobia já teve algum tipo de experiência traumática com bonecos ou então assistiu a algum filme que o atemorizou com este tipo de coisa. Um dos grandes exemplos foi a franquia “Chuck, o Boneco Assassino” que em seus áureos tempos despertava pavor até mesmo nos adultos.

Para combater as fobias em geral é importante procurar um especialista que vai indicar um bom tratamento para pelo menos aliviar essa sensação desagradável fóbica. O grande problema dessa fobia é o fato de que o individuo pode estar caminhando na rua e encontrar um artista de rua que tem boneco estilo ventríloquo, por exemplo, e ter sérias complicações como arritmia cardíaca, náuseas, tontura e outros sintomas.

Publicidade

O fator desencadeante do medo que pode ser até mesmo pânico pode estar em qualquer lugar por onde essa pessoa for e por isso se caracteriza como um distúrbio grave. Sem contar que as fobias limitam e muito a vida social do individuo. Tentar confrontar bonecos e o que lhe dá medo pode ser um bom meio de começar. Mas, no inicio pegue leve.

Publicidade

Deixe uma resposta