Saúde e Bem Estar

O que é AVC?

O acidente vascular cerebral, mais conhecido como A.V.C. ou derrame cerebral, é uma situação que ocorre geralmente por conta de rompimentos ou entupimentos de vasos cerebrais, ou seja, ocorre em decorrência da interrupção de circulação sanguínea no cérebro. O AVC provoca o aparecimento de sintomas neurológicos, por conta da diminuição de oxigenação das células cerebrais.

Publicidade

A doença se manifesta de repente e pode provocar dificuldades na fala, possível paralisação ou dificuldade de movimentos dos membros e problemas no campo visual. Pode ainda chegar a coma e, em casos graves, levar a morte.

Para evitar os danos maiores que um AVC pode causar é importante a rapidez no socorro, com chegada ao hospital de forma mais breve possível. Assim o controle da situação e os primeiros medicamentos evitarão maiores problemas.

Publicidade

Os principais fatores de risco para o AVC são idade avançada, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio e fibrilação atrial.

Publicidade

Deixe uma resposta