Saúde e Bem Estar

O que é Ayurveda?

Conhecimento médico indiano, a Ayurveda vem sendo desenvolvida há cerca de sete mil anos.

O termo Ayurveda é sânscrito, formado por duas palavras: ayus, que significa vida, e veda, conhecimento. Portanto, Ayurveda é o conhecimento da vida. Anterior ao desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, é o cânon médico da Índia até hoje e tem se popularizado no Ocidente especialmente entre terapeutas e psicólogos.

Publicidade

Para a Ayurveda, a doença não é simplesmente a manifestação de sintomas físicos e mentais desagradáveis. Ela surge muito antes com pequenos desequilíbrios que, se não tratados a tempo, levam a perturbações médias e graves.

A Ayurveda se baseia na teoria dos cinco elementos, que formam toda a matéria: éter, água, fogo, terra e ar. Ao corpo humano são acrescentados o discernimento, o ego e a mente: buddhi, ahamkara e manas.

Publicidade

O corpo humano é influenciado pelos elementos através dos doshas Vata (controla os movimentos, regido por ar e éter), Pitta (controla o metabolismo e a absorção dos alimentos, regido por fogo e água) e Kapha (controla a estrutura física e os fluidos corporais, regido por terra e água). A proporção dos doshas varia de pessoa para pessoa. No nascimento, os doshas estão equilibrados, mas diversos fatores, como má alimentação, falta de exercícios, estresse, provocam desequilíbrios, que geram as doenças. A saúde de uma pessoa é definida pelo seu “fogo digestor”: uma pessoa saudável é aquela que consegue extrair o máximo de nutrientes dos alimentos.

O equilíbrio dos doshas é alcançado com ioga, medicação fitoterápica e a massagem ayurvédica, um dos principais procedimentos terapêuticos, que age nos planos físico e mental:

• no sistema linfático, desintoxicando o organismo;
• no sistema circulatório, aumentando a produção de glóbulos brancos
• no sistema energético, equilibrando os chakras.

A massagem ayurvédica só é aplicada após o reconhecimento do tipo de paciente, de acordo com seu dosha dominante, o que é obtido com a aplicação de um longo questionário. Alguns sites da internet trazem as perguntas e a definição de cada tipo físico principal.

Este procedimento é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e entre seus benefícios podem ser relacionados o rejuvenescimento da pele, problemas ortopédicos, correção postural, aumento do conhecimento do corpo e melhora da elasticidade. É utilizado como auxiliar nos tratamentos contra depressão, estresse e dependência química.Terapeutas ayurvédicos acrescentam o reequilíbrio dos chakras e alinhamento dos sete corpos do homem, segundo a tradição oriental: corpo denso, corpo vital, duplo etérico, corpo astral, alma humana, alma divina e essência divina.

Publicidade

Deixe uma resposta