Comidas e Bebidas

O que é azeite de oliva?

Azeite de oliva é um óleo produzido através das azeitonas moídas e prensadas. Com este processo o óleo não fermenta e tem baixa acidez e geralmente é usados em saladas.

O azeite de oliva é um óleo vegetal e auxilia no aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol).

Publicidade

Ele também ajuda a evitar as doenças cardiovasculares por possuir muitos ácidos monoinsaturados. O azeite de oliva possui vitamina E, previne o câncer e as doenças do coração. Também evita o envelhecimento celular.

Este tipo de azeite surgiu há mais de 6 mil anos no povo da Mesopotânia, as pessoas usavam para se protetor do frio e para enfrentar as batalhas, então usavam para untar o corpo.

Publicidade

Outros benefícios do azeite de oliva são: previne contra a arteriosclerose, ajuda no funcionamento do estômago e do pâncreas e faz com que o organismo absorva mais cálcio e minerais. Até mesmo nas frituras, apesar da alta temperatura, conserva suas propriedades.

Existem três tipos de azeite de oliva o extra-virgem que possui acidez de até 0,8%, o virgem que tem a de 2,0% e o virgem comum de acidez 3,3%. O ideal é consumir os que apresentam menos de 1% de acidez.

Como produto de beleza foi descoberto há cinco mil anos pelas as mulheres egípcias. Então foi criado o primeiro sabonete que era feito de azeite, essências e cinzas. Os gregos usavam para fazer massagens e atualmente é usado como anti-rugas, para acalmar peles irritadas, tirar a oleosidade e dar brilho aos cabelos. Para não deixar o cheiro do azeite pode-se colocar a gotas de essência de lavanda, alecrim ou menta.

Na Bíblia o azeite de oliva simboliza a presença do Espírito Santo. Também está presente no dilúvio quando a água cessou, Nóe soltou uma pomba que voltou com um ramo de oliveira.

Outro aspecto a destacar é que 90% das oliveiras existentes no mundo estão na costa do mar mediterrâneo. Os mairoes produtores do azeite de oliva são a Espanha, Itália e Grécia.

O Brasil está no sétimo lugar em relação a importação mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas. Em abril de 2010 a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais apresentou o primeiro azeite de oliva que foi produzido no Brasil, a azeitonas sofreram adaptação para o nosso clima. Foram 30 anos de trabalho e dedicação para adaptá-las ao clima tropical.

Publicidade

Deixe uma resposta