Ecologia e Meio Ambiente

O que é bacia Amazônica?

O rio Amazonas é o principal rio da bacia e é considerado de grande importância econômica para o Brasil.

Bacia Amazônica é um conjunto de recursos hídricos formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Possui 6,5 milhões de quilômetros quadrados sendo a mais extensa bacia hidrográfica do Planeta. Abrange a região Norte do Brasil, Centro-Oeste e alguns países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.

Publicidade

O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Sua extensão de 7075 quilômetros de extensão do rio Amazonas, sendo que 3165 estão no Brasil e é considerado o maior rio do mundo e por este motivo está sendo chamado de rio-mar.

Recebe vários nomes cono nos Andes peruanos recebe o nome de Vilcanota e depois é chamado de Ucayali. No território brasileiro, no estado do Amazonas, chama-se Solimões e encontra-se com o Rio Negro.

Publicidade

Faz parte do rio Amazonas a ilha de Marajó onde ocorre o fenômeno da pororoca, que significa o encontro das águas do rio Amazonas quando ocorre a cheia com as águas do oceano na época de maré alta. Esse fenômeno faz um barulho muito forte e consegue-se ouvir a muitos quilômetros de distância. A pororoca ocorre mais no mês de outubro. A bacia Amazônica produz quedas-dágua que são utilizadas em usinas hidrelétricas.

O clima é equatorial e chove em média 1500 a 2500 milímetros anuais, a temperatura varia de 30 a 35 graus. A população é pequena e tem poucas cidades de grande porte.
A vegetação encontrada é floresta, matas de várzea apresentado vparias espécies de animais e vegetais. Possui também cerrados e campos.

Estudos dizem que a bacia foi formada a partir de um enorme golfo com entrada no Oceano Pacífico. Devido a formação da Cordilheira dos Andes, o golfo se fechou no oeste, formando um lago no norte da América do Sul. Quando ocorreu a separação da América-África, deu origem a bacia.

Como é um rio largo e com muita água, permite a navegação de navios de grande porte. Através de um de seus afluentes, o rio Madeira, está facilitando a produção de soja do norte do Mato Grosso e garantindo um preço mais baixo por ser um transporte hidroviário.

A Bacia é muito importante para a a economia do Norte. As cidades que ficam nas margens dos rios tem grande circulação de mercadorias. Além disso a pesca é umas das fontes de sustento para várias famílias.

Publicidade

Deixe uma resposta