Notícias e Atualidades

O que é bacias sedimentares?

Um tema bastante recorrente na geografia são as bacias sedimentares, mas, muitas pessoas não sabem bem ao certo o que são e para que servem essas formações. Uma bacia sedimentar é um tipo de formação geográfica que tem o formato de uma bacia.

Publicidade

E como uma bacia de verdade ela acumula o que é posto dentro, neste caso o que estão dentro da bacia são os sedimentos que vem da área em volta da bacia. Depois de algum tempo os sedimentos depositados são cobertos e soterrados, passado um tempo acontece um processo chamado litificação e são formadas as rochas sedimentares.

As bacias sedimentares tem grande importância, pois, funcionam como verdadeiros depósitos da história geológica do nosso planeta. Os sedimentos que podem contar a história de determinada região são acumulados dentro da bacia. Porém, ela também pode acumular outras riquezas além de história como, por exemplo, água, petróleo e muitos outros recursos minerais.

Para classificar as bacias sedimentares há todo um processo que deve ser feito. Os critérios se baseiam na observação das placas tectônicas, o que determina a classificação é a localização em relação aos limites das placas.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta