O que é Bacillus anthracis?

Por: hiper

Este nome Bacillus anthracis nos faz imediatamente lembrar do nome de uma doença muito séria que já assustou muito a humanidade. Estamos nos referindo ao Antraz. Este bacilo é o responsável por causar a doença Antraz, isso foi definitivamente provado por Robert Koch. Este cientista provou isso com experiências feitas com ratos.

O que é Bacillus anthracis?

O problema é que este bacilo tem grande resistência ao calor e a dessecação, assim podem resistir por décadas. O Bacillus anthracis é grande e tem forma de esporos, pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.

Nos animais a infecção de Antraz se dá mediante ingestão do bacilo, já nos seres humanos acontece quando o homem consome carne infectada ou então entra em contato com animal ou solo contaminado. O simples contato com pele, lã ou ossos desse animal contaminado já é capaz de deixar o homem doente.

Atualmente há uma vacina que já reduziu drasticamente os casos de contaminação por Antraz, já há resultados de apenas um registro por ano nos Estados Unidos. No ano de 2001 os Estados Unidos sofrerão com uma grande contaminação de Antraz, porém, acredita-se que tenha sido um ataque terrorista biológico.

Quando se trata de incidências naturais do Antraz os casos são registrados na África e Ásia, isso por que nestes lugares não há grande difusão da vacina.

Deixe uma resposta