O que é Bacteremia?

Por: hiper

Entender o que significa esta palavra tão complicada, Bacteremia, pode ser bem simples. Basicamente se trata de uma intoxicação no sangue, essa intoxicação é causa pela presença de bactérias. A Bacteremia é forma mais comum pela qual as bactérias se espalham pelo corpo humano, isso causa doenças como meningite, endocardite e muitas outras.

 O que é Bacteremia?

O corpo, porém, está quase sempre preparado para invasão de bactérias e quando as detecta prepara anticorpos buscando ficar imune a sua manifestação. Essa produção de anticorpos é conhecida como “Sépsis” e pode acarretar em ferbre, resfriados e outras reações semelhantes.

Mas, em alguns momentos essa defesa do corpo pode acabar causando problemas como uma síndrome sética ou choque sético, isso pode resultar numa síndrome de disfunção múltipla dos órgãos.

Podemos entender, em suma, que a Bacteremia é ter bactérias no sangue e a sépsis é um tipo de infecção na corrente sanguinea. Para quem usa drogas a injetáveis a sépsis pode ocorrer de maneira mais comum, isso por que o sistema auto-imune está bem comprometido.

A sépsis gera alguns sintomas nas pessoas infectadas, são eles calafrios, tremores, náusea, diarréia, vomito, entre outros.

Deixe uma resposta