Comidas e Bebidas

O que é Bacuri?

O bacuri é uma da fruta da região amazônica, Nordeste do Brasil e Norte da América do Sul. Seu nome científico Platonia insignis Mart. Ela é rica em potássio, fósforo e cálcio.

Publicidade

A fruta pode ser consumida ao natural ou usada para doces, sorvetes, sucos,geleias. O óleo de suas sementes serve como anti-inflamatório e cicatrizante. Tem a casca grossa e é amarela quando madura. Cada 100 gramas possui 106 calorias.

A árvore desta fruta é chamada de bacurizeiro e pode chegar a 30 metros de altura se reproduz através de sementes ou brotação de raízes. A madeira é resistente e tem cor bege-amarelada muito utilizada na construção de embarcações e de casas.

Publicidade

A primeira vez que falou-se em bacuri foi em 1614 no livro dos padres capuchinhos chamado História da missão. No livro falava que as folhas eram parecidas com as da macieira e a flor é esbranquiçada. Também dizia que era muito boa de comer pois era doce como a pera.

O bacuri pode ser cultivado através de mudas. Os frutos são produzidos após sete anos do manejo.

Deve-se ter cuidado com as queimadas próximas a árvore pois são bem sensíveis ao fogo. Alguns produtores deixam os bacurizais muito próximos uns dos outros e isto gera pouca produtividade. O espaço correto é 10 metros entre uma árvore e outra.

Existe uma lenda amazônica contando que um dia apareceu a cabeça decepada de um índio kaxinauá. A cabeça fez exigências, os índios deveriam procurar na floresta um fruto amarelo-escuro manchado, de casca grossa e dura, chamado bacuri.

Durante muito tempo, os índios colhiam a fruta do chão, nunca da árvore, para manter suas propriedades. Dentro havia uma parte que não tinha sementes que foi chamada de ?filho do bacuri?.

A cabeça comia os frutos porém não se saciava. Os índios se revoltaram e não deram mais nada para a cabeça, então ela foi embora transformando-se em Lua. Até hoje quando eles comem bacuri viram-se de costas para a Lua não ficar aborrecida.

Publicidade

Deixe uma resposta