Esportes

O que é Badminton?

Badminton é um esporte semelhante ao tênis, porém no lugar da bola utiliza-se a peteca.

Publicidade

Nasceu na Índia com o nome de Poona e em 1870 foi chamado de Badminton pois foi jogado na propriedade Badminton na Inglaterra. Na Europa era praticado pela alta sociedade em casas de campo e clubes privativos. O esporte ficou mais conhecido quando foi praticado pela primeira vez nas olimpíadas de Barcelona, em 1992.

No Brasil iniciou em 1988 quando foi criada a Federação Paulista. Em 2007 o Brasil conquistou a primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A principal cidade brasileira deste esporte é Campinas em São Paulo que possui um Centro de Treinamento.

Publicidade

O badminton é praticado contra um ou em duplas e para jogar utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A peteca não pode tocar o chão do adversário e nem bater no corpo de um jogador. Neste caso uma falta será anotada e o adversário ganhará um ponto.

A peteca de badminton possui 16 penas de ganso e pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada. Em função da alta velocidade da peteca o uso de óculo de proteção é indicado nesta modalidade. Existem também petecas sintéticas usadas por jogadores amadores e inciantes, elas tem um custo menor e duram mais. É importante que o sapato do jogador tenha solado com ranhuras para ter aderência e evitar tombos. Cotoveleiras, tornozeleiras e joelheiras são recomendadas para garantir firmeza e proteger os tendões.

Para divulgar o badminton os organizadores de Teresina, do Piauí criaram uma revista em quadrinhos. Os atletas Guilherme Kumasaka e Patrícia Oelke são dois personagens da história.

Todo esporte deve ser iniciado com cautela e de preferência consultar um médico para avaliar como está a saúde e resistência do praticante.

Publicidade

Deixe uma resposta