Artes e Cultura

O que é bandolim?

Bandolim é um instrumento musical da família dos cordofones. O bandolim possui quatro pares de cordas e tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou retas.

Publicidade

Este instrumento deriva de mandolim, que a raiz de amêndoa e que se parece com o formato do instrumento. Os bandolins existem desde o séc. XVI, tendo a sua origem na Itália substituindo o alaúde.

A História do Bandolim é indispensável na música tradicional portuguesa, mas quase despareceu e sua sobrevivência é graças aos estudantes. Outra pessoa que contribui de forma positiva foi o compositor Júlio Pereira. Ele contribuiu com informações no Atlas Musical de Portugal, com diversos instrumentos que ele toca (bandolim, cavaquinho e diversos tipos de viola), realizou um trabalho que pode ser encontrado na sua homepage.

Publicidade

O bandolim surge no Brasil, trazido de Portugal, por volta do século XVIII. Um século antes, , já era existia em Veneza onde o instrumento foi divulgado por Vivaldi.
Jacob do Bandolim é a pessoa mais conhecida em relação a este instrumento na música do Brasil. Jacob Pick Bittencourt(1918-1969) não era um músico profissional, aprendeu a tocar sozinho as músicas que ouvia em casa e na rua. Foi defensor do choro em sua forma mais tradicional.

Nos Estados Unidos é usado no bluegrass e na música folclórica, e atingiu sua popularidade nos anos 40.

Existem vários tipos de bandolim, o modelo napolitano tem o fundo abaulado. O português mantém o mesmo formato, porém com o fundo chato. O bandolim brasileiro apresenta o fundo chato português mas formato diferente e o bandolim norte-americano tem fundo chato.

As músicas clássicas que admitem o bandolim são as óperas de Mozart, Otelo, Verdi e Don Gianni.

Alguns bandolinistas brasileiros: Déo Rian, Evandro do Bandolin, Joel Nascimento, Rossini Ferreira, Nilze Carvalho, Luperce Miranda.

Publicidade

Deixe uma resposta