Artes e Cultura

O que é banjo?

O banjo é um tipo de instrumento de corda que pertence a família do alaúde que tem a forma redondo e que possui uma abertura em formato de circulo na parte de trás. É composta por uma armação circular que nos dias de hoje é feita com PVC. O mais interessante é que os materiais usados para fazer o banjo também evoluíram muito e agora estão mais modernos.

Publicidade

O instrumento também tem um braço longo e bem fino, neste braço é que estão as cordas de metal ou o que também pode ser a tripa retorcida. O banjo foi inspirado em diversos outros instrumentos africanos e foi incialmente produzido pelos negros escravos. Os primeiros banjos foram criados no século XVII e começaram a cair nas graças dos músicos ambulantes no século XIX.

O que mais podemos destacar a respeito do banjo é que ele é instrumentos bastante usado nas musicas folk e também jazz. Um instrumento que conseguiu fixar a sua importância na história da musica. Para quem nunca teve a oportunidade de ver um banjo temos que destacar que se trata de um objeto bem pitoresco.

Publicidade

Mas, o banjo não poderia ficar de fora do samba a musica mais popular do Brasil. Nos anos 70 do século passado passou a ser usado nas rodas da musica e depois disso virou presença constante. O banjo faz grande sucesso no samba. Tocar banjo não é tão difícil e pode ser bastante interessante. Então se você tem musicalidade pode começar tocando banjo.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta