O que é Barman?

Por: Adriano Barreto

“Barman é o profissional responsável não só por servir os drinks no bar, mas também pela criação e elaboração deles e manutenção do estoque de bebidas”.

O barman ou bartender é o profissional que trabalha servindo bebidas em bares noturnos, utilizando as mais complexas técnicas, como criação de drinks flamejantes, malabarismos com garrafas, manuseios com a coqueteleira ou simplesmente servindo um copo de chopp. Em qualquer dessas situações, o barman é o encarregado de servir as bebidas em um estabelecimento.

O que é Barman?

Além do trabalho de estar servindo o público do bar, o barman também tem a função de manter o estoque do bar atualizado, para que não venha faltar os ingredientes por ele utilizados na criação de seus drinks. Este profissional deve ter um apurado paladar afim de conseguir distinguir os diferentes sabores de forma que consiga misturar estes ingredientes em total harmonia, resultando num coquetel saboroso.

Trabalho duro

Ser barman. Já pensou nesta possibilidade? Trabalhar nos mais diferentes “points” da vida noturna, estar onde a noite acontece. Parece uma vida fácil, afinal você está trabalhando e se divertindo ao mesmo tempo. Só parece, pois a realidade não é bem assim. Apesar de você estar em um dos lugares mais cobiçados da balada, a rotina de um barman é muito dura. É necessário que o profissional tenha responsabilidade, organização e horário, já que se não for pontual, simplesmente não tem “balada”. Com relação ao horário, apesar da festa ir geralmente das 23 horas às 05 da madrugada, o barman deve fazer todo um preparativo para recepcionar os clientes, chegando muito mais cedo e após encerrar, deve organizar toda a bagunça deixada em seu local de trabalho.

Forma de trabalho

Assim como todo trabalhador, um barman também tem seus instrumentos de trabalho, e o principal é a sua coqueteleira. Este instrumento permite que, ao contrário de bebidas simplesmente misturadas, se tenha um sabor muito diferenciado, além do visual que é único e apetece o paladar de qualquer um. Além disso, existe a questão dos malabarismos, que encantam a todos, mas esse já é um aspecto que depende de cada caso, não sendo um item obrigatório, mas apenas um diferencial ao profissional.

Cuidados

Toda profissão exige certos cuidados e a carreira de barman tem seus detalhes que devem ser observados. As misturas devem ser muito bem pensadas e principalmente testadas. Não se deve, por exemplo, inventar na hora uma mistura, juntar alguns ingredientes no momento e dar ao cliente. Outro cuidado é o de nunca deixar os coquetéis já prontos, eles sempre devem ser feitos na hora, pois se não eles perdem completamente seu sabor e aroma. E para completar, todos sabem das regras sobre beber em serviço e não porque você trabalha com isso que não seguiria essa norma. Não se deve beber em serviço, no máximo, você pode experimentar alguns de seus drinques, mas sempre longe da vista dos clientes.

Deixe uma resposta