Saúde e Bem Estar

O que é Barriga d´água?

A barriga d´água, como é conhecida popularmente, na realidade se chama Esquistossomose, e é uma doença infecto contagiosa que é transmitida através das larvas do Schistosoma mansoni.

Publicidade

As larvas costumam se alojar em caramujos que vivem em água doce, e quando o homem entra em contato com a água que contem o caramujo infectado a pessoa acaba sendo infectada. Quando o verme penetra no corpo humano, ele entra na corrente sanguínea, posteriormente passa pelo pulmão e coração até enfim chegar ao fígado. Passados cerca de 40 dias da infecção já é possível encontrar ovos do verme nas fezes da pessoa que foi contaminada.

O sintoma que mais ocorre nos infectados é o aumento de liquidos retidos na barriga, fazendo com que ela aumente de tamanho, porém em fases mais agudas da doença é possível ter sintomas mais sérios como a febre, coceiras, sudorese, dor muscular, dores de cabeça, perdas repentinas de apetite, cansaço, emagrecimento e também dores na região da barriga. O diagnóstico da doença é simples, analisa-se a presença destes sintomas no paciente. O tratamento é realizado com o auxilio de medicações, onde o paciente tem um acompanhamento médico e no período de até seis meses é realizado um exame para analisar se há a presença de ovos do verme nas suas fezes.

Publicidade

Para que se tenha um controle desta doença é necessário ter um bom saneamento nos bairros, é importante que exista uma rede de distribuição de água; rede coletora de esgotos deve-se alertas as pessoas sobre a esquistossomose e sua forma de contágio e também realizar limpezas em corpos hídricos onde há a presença de caramujos. Pessoas contaminadas com o Schistosoma mansoni podem acabar contaminando outras pessoas se suas fezes forem parar em locais úmidos onde pode haver a presença de caramujos.

Publicidade

Deixe uma resposta