O que é Barroco?

Por:

Barroco foi um estilo artístico que surgiu entre os séculos XVI e XVIII. A palavra vem do espanhol barueco e significa pérola de forma irregular. Este estilo nasceu na Itália (Roma) e logo foi divulgado para outros países europeus.

O que é Barroco?

O barroco tinha como característica o movimento, o dramatismo e o exagero. Era usado na decoração de igrejas e com isso atraía os fiéis que ficavam maravilhados. Além da literatura, o Barroco também aplicou-se à música, pintura, escultura e arquitetura.

O barroco se desenvolve na época da Reforma Religiosa no século XVI quando a Igreja Católica perdeu um pouco do seu poder. A arte barroca expressou o contraste vivido nesta época a espiritualidade e teocentrismo contra o racionalismo e antropocentrismo.

As pinturas e esculturas demonstravam muitos detalhes e as emoções. No século XVIII foi o final do barroco denominado rococó. Este período é representado por curvas e muitos detalhes como flores, folhas e ramos.

O barroco europeu era representado por cores, sombras e a luz. Os temas abordados eram a mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. Nas esculturas eram muito utilizadas curvas, os relevos e a cor dourada.

O Barroco iniciou no Brasil no século XVII e foi trazido por missionários católicos, principalmente pelos jesuítas.

Em Minas Gerais iniciou no século XVIII. Um nome que ficou conhecido no barroco mineiro foi o escultor Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. Ele usava muita a religião e como material utilizava a madeira e pedra-sabão.

Na Bahia o barroco aparecia nas igrejas como as de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco. Outros nomes de brasileiros que se destacaram na arte barroca foram o poeta Gregório de Matos Guerra e o padre Antônio Vieira.

Deixe uma resposta