Curiosidades

O que é beta tester

Conheça mais sobre esta profissão que testa os produtos antes mesmo que eles sejam lançados.

Beta tester é a pessoa que testa um produto antes que o mesmo seja lançado oficialmente no mercado. Estes “testadores” auxiliam ao fabricante a identificar quais são os pontos fracos de determinado produto e que tipo de problema poderá trazer insatisfação ao cliente. Normalmente os beta tester testam várias versões do produto até que a versão final esteja pronta para ser apresentada ao mercado.

Publicidade

Como é o trabalho

Parece ser um trabalho fácil, afinal, você estará testando os mais recentes lançamentos, sempre em primeira mão, de forma exclusiva, isso pode ser bem divertido. Mas não se engane, ser um testador requer muito trabalho e principalmente seriedade. Os beta testers passam horas e horas em cima de um produto, muitas vezes testando as mesmas funcionalidades, para encontrar uma falha. Esse é o seu objetivo, encontrar falhas. O trabalho pode inclusive ser monótono, já que você ficará em cima de um mesmo produto por muito tempo.

O trabalho pode ter ou não um padrão. É comum ele receber um “checklist” de tudo que ele tem que testar, então ele vai seguindo passo a passo e testando tudo que é pedido. Se ele encontrar algo que seja muito difícil de usar ou mesmo características que o produto deveria ter, ele toma nota para que a equipe de desenvolvimento tome alguma atitude.

Publicidade

O local de trabalho

O local de trabalho de um beta tester varia. Ele pode trabalhar numa empresa exclusiva de testes, podendo ser enviado para dentro da empresa contratante. O mais comum é haver dentro da própria empresa um setor de testes e o funcionário trabalhará em um laboratório, realizando os testes. Há ainda a possibilidade do testador trabalhar em casa. Isso é muito comum no mercado de software, onde os próprios usuários baixam os aplicativos ou jogos e ficam testando afim de localizar os possíveis bugs.

A confidencialidade

Por ser um trabalho que lida com produtos exclusivos, que sequer foram lançados, os testadores precisam assinar um contrato de confidencialidade, para evitar que ele exponha seu produto ao público ou pior ainda, à concorrência. Quem trabalha com isso tem o dever de não contar nem mesmo aos amigos sobre em que está trabalhando ou quais os resultados estão obtendo.

Satisfação do usuário

O processo de teste é sempre trabalhoso e muitas vezes caro para a empresa. A vantagem está na satisfação final do cliente, já que ele não terá reclamações do produto, que já foi testado das mais diversas formas.

Publicidade

Deixe uma resposta