Educação

O que é Bíblia?

Saiba qual o significado e toda a história do livro sagrado do Cristianismo, a Bíblia.

A bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. Segundo pesquisas já foram vendidas aproximadamente 6 bilhões de cópias em todo o mundo. Segundo as várias interpretações religiosas é um livro escrito por inspiração de Deus através de seus autores inspirados pelo espirito santo.

Publicidade

A bíblia é composta de 73 livros, sendo dividida em antigo testamento (46 livros) que foi escrito no período de 1445 e 450 A.C e novo testamento (27 livros) escrito por no período de 45 e 90 D.C. São quase mil e seiscentos anos destes escritos que foram traduzidos para praticamente todos os idiomas que existem no planeta.

O que relata a Bíblia?

A Bíblia relata desde a história da criação do mundo (livro do Gênesis) que é o primeiro livro, até o fim dos tempos (livro do apocalipse) que é o último livro. E relata a história de todos os profetas, reis, sábios, personagens históricos e narra toda a vida de Jesus Cristo (os evangelhos), narra desde as profecias de seu nascimento, até o seu derradeiro fim que foi a morte na cruz e ressurreição.

Publicidade

A Bíblia impressiona pela ligação de seus livros em suas profecias. Existem muitas ligações entre os livros do antigo testamento com os do novo testamento.

Tragédias, acontecimentos milagrosos, mortes de profetas entre outros fatos importantes estão diretamente ligados por livros que foram escritos há mais de cem anos de diferença.

Jesus Cristo é o personagem principal. A maioria dos livros já alertavam os povos sobre a vinda do Messias Salvador, o Filho de Deus que viria para salvar o mundo e morrer em forma de sacrifício pelos pecados da humanidade.

Quais religiões utilizam a bíblia como livro principal?

A religião católica, evangélica, judaica, espíritas, testemunhas de Jeová são as principais religiões que utilizam a Bíblia como livro principal. Algumas outras denominações utilizam apenas alguns livros.

Qual a diferença entre a Bíblia dos católicos e a dos evangélicos?

Existe a diferença da exclusão feita de alguns livros feito pelo maior ícone da reforma protestante Martin Lutero que rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. A bíblia protestante possui um total de 66 livros.

Qual a importância da Bíblia para a humanidade?

A Bíblia é um livro tão respeitado e tão importante que é utilizada em julgamentos e em posses de presidentes da república como forma de juramento. A pessoa deve impor sua mão sobre a Bíblia e jurar que será leal e somente dirá ou agirá com a verdade. É um livro que apesar de ser tão antigo, tem muitas passagens muito atuais e que são dignas e leais para se viver em harmonia e paz. Apesar de suas muitas interpretações, a sua ideia principal de que Deus é o criador de todas as coisas e que interfere diretamente na vida das pessoas sempre é mantida.

Então cabe a cada um respeitar esse maravilhoso bem da humanidade que é a Bíblia.

Publicidade

Deixe uma resposta