O que é Biodiesel?

Por: Ananda Manica

Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes renováveis como o girassol, a mamona, a soja e etc. Pode ser utilizado em qualquer carro ou qualquer outro veículo que possua motor a diesel.

O que é Biodiesel?

Para a produção do biodiesel utiliza-se um processo denominado Transesterificaçao, onde o óleo é retirado das plantas e utilizado então é misturado com o metanol ou o álcool para que posteriormente possa ser estimulado por um catalisador, que é responsável por provocar reações químicas entre o próprio óleo e o álcool utilizado. Depois da realização das reações químicas o óleo é separado da glicerina para que possa ser filtrado. Essa glicerina retirada é utilizada na fabricação de diversos outros produtos, como por exemplo, o sabonete.

O Biodiesel pode ser utilizado em quatro níveis de concentração, sendo eles : puro(B100); misturas(B20 – B30); Aditivo(B5); Aditivo de lubricidade(B2). Considerado ecologicamente correto, o Biodiesel além de não poluir o meio ambiente, não ser tóxico e não conter enxofre possui outras vantagens. Uma delas é que a sua queima não colabora para o aquecimento global, enquanto a queima de combustíveis fósseis colabora e muito para isso. Com a produção de Biodiesel, os outros países ficam menos dependentes economicamente do petróleo; o custo de produção é muito menor do que os combustíveis que são derivados do petróleo, pois é produzido em larga escala.

Há pouquíssimas desvantagens com o uso deste combustível renovável, um deles é que se o Biodiesel for consumido em grande escala mundialmente, serão necessários maiores áreas agrícolas para o plantio de grãos, e há maior possibilidade de haver desmatamento em diversas áreas protegidas para que a utilizem para plantações.

O Brasil é um país muito favorável para a produção deste combustível pois sua geografia é excelente para produção de grãos, alem do clima e da temperatura serem muito importantes juntamente com a disponibiliadade hídrica e com grandes índices de chuvas, tornando o país um grande potencial de produção de energia renovável.

Deixe uma resposta