O que é Bioética?

Por: hiper

Quanto mais o campo da ciência avança rumo a novos conhecimentos em relação ao ser humano mais estamos cruzando a fronteira do que é certo ou errado, o que também é bastante questionável visto que cada pessoa tem um conjunto de valores diferentes entre si. Porém, para que essa caminhada da ciência não vá para rumos questionáveis existe a Bioética. Nesse artigo esclareceremos um pouco sobre o que é Bioética.

O que é Bioética?

Esse tema se mostra bastante interessante a partir do momento que a ética na ciência tem sido tão necessária. A ética por si só significa algo como a propriedade de caráter do sujeito. Seria uma forma de entender e investigar o que é bom num contexto geral que inclui a opinião de todos.

O ponto chave da Bioética é a discussão sobre o que é passível de ser feito em relação ao ser humano. O avanço das ciências permitem que façamos muitas modificações em nossos corpos e até mesmo que intervenhamos na criação de vida. Neste contexto em 1971 surgiu a expressão Bioética. Essa palavra foi lançada num livro chamado “Bioética: Ponte para o futuro” de Van Rensselaer Potter.

O livro de Potter propunha que houvesse uma discussão a respeito do uso da ciência e dos valores humanos em conjunto. Em suma podemos compreender que a Bioética é o que torna ciência menos exata e faz pensar sobre valores e questões éticas no que concerne a aplicação dos métodos científicos como modificadores da vida e intereação social do homem.

Deixe uma resposta