Notícias e Atualidades

O que é Biogás?

Para quem não tem ideia o que é Biogás comece traduzindo esse nome. Bio significa vida e gás é gás mesmo, então entendemos que é um tipo de gás que é fornecido por um tipo de vida. Biogás é uma mistura gasosa feita com dióxido de carbono e metano e acredite é produzido de forma natural num meio anaeróbico, ou seja, por nossas amigas bactérias. Esse tipo de gás aparece em matérias orgânicas e que passam pelo processo de fermentação em limites de temperatura, umidade e acidez.

Publicidade

O Biogás também pode ser obtido de forma artificial através de um equipamento chamado de Biodigestor Anaeróbico. Se pensarmos no metano, o principal componente do Biogás, pensaremos num gás sem cheiro, porém, quando se junta aos demais gases que dão origem ao Biogás ganha um odor extremamente desagradável.

Para conseguir matéria orgânica utilizada para servir de alimento para os biodigestores pode-se usar resíduos de produção vegetal e restos de cultura, além de resíduos de produção animal como, por exemplo, esterco e urina.Os restos produzidos pelo ser humano também podem ser utilizados, como por exemplo, as fezes, urina e também os vários tipos de resíduos domésticos.

Publicidade

O Biogás é um biocombustível o que significa que é um tipo de finte de energia. Pode substituir o Gás Natural ou o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Também pode ter uso no ambiente domestico para cozinhar economizando dessa forma as outras fonttes de energia.

Também tem bom uso no meio rural para deixar aquecido as instalações de animais e também para manutenção de temperatura de estufas vegetais.

Publicidade

01 Comentário

  • bom dia eu gostaria de saber se o biogás e o gnv são iguasi ou não se não são sera que pode mistura os dois?

Deixe uma resposta