O que é BIOS?

Por: Adriano Barreto

Descubra o que é e para que server a BIOS do computador.

BIOS (Basic Input/Output System) é um conjunto de instruções que os computadores utilizam para inicializarem corretamente. Este conjunto de instruções fica armazenada dentro de um chip da placa-mãe dos computadores.

O que é BIOS?

A função da BIOS

A principal função da bios é o chamado POST (Power-On Self Test), que é um teste que o computador faz para garantir que o computador tenha todas as peças e equipamentos necessários para funcionar corretamente, como memória, teclado, hd e outros componentes. Caso um erro seja encontrado ou algum componente esteja faltando, neste momento a BIOS irá avisar com uma mensagem de erro o exato problema, sendo facilmente identificado pelo usuário. Estes erros podem vir acompanhados de códigos e também de uma série de bips que podem ser ouvidos após a inicialização. A quantidade destes bips também pode fazer com que o usuário identifique o problema.

Após executados estes testes iniciais e verificado que todos os componentes não estão com defeito, o sistema se inicializa automaticamente.

Como a BIOS é armazenada no computador

O sistema que fica dentro da BIOS se chama “firmware” e ele fica dentro do chip que está localizado na placa mãe. Este chip possui uma memória do tipo ROM (Read Only Memory), o que significa dizer que estas informações ficam armazenadas na memória apenas para leitura, não podendo ser modificada.

Atualização da BIOS

Hoje em dia, as novas versões da BIOS estão vindo em uma memória do tipo flash, e os usuários podem facilmente atualizá-las quando a BIOS estiver com algum defeito ou mesmo fazer um upgrade para adicionar novas funcionalidades a ela. É sempre importante verificar no site do fabricante da placa mãe se não há novas versões. Mantê-las atualizadas irá prolongar o tempo de vida de seu produto.

Entretanto, tenha muito cuidado ao atualizar, pois uma atualização realizada com uma versão incorreta, pode danificar permanentemente sua placa mãe.

As configurações da BIOS

Pela BIOS você poderá fazer uma série de ajustes de seu computador através de uma tela de configuração. Esta tela é acessada geralmente apertando a tecla “delete” na inicialização do sistema. Esta tecla pode mudar, mas ela sempre é indicada no momento em que a bios é carregada.

Nesta tela de configuração o usuário irá poder verificar e alterar diversas configurações de hardware, como por exemplo, a ordem com que os discos irão ser acessados. Também é possível verificar a temperatura do computador, quando você achar que ela está muito alta.

Deixe uma resposta