O que é Bipartidarismo?

Por: hiper

O Bipartidarismo é uma forma de política na qual se destacam apenas dois partidos. Esses partidos dividem o poder, isso pode ocorrer constitucionalmente ou através de eleições, nas quais os vencedores se sucedem. Neste tipo de sistema o partido que ganha as eleições representa a situação e o que é derrotado representa a oposição.

O que é Bipartidarismo?

Estes dois partidos dominam a opinião pública. Podemos identificar graus de bipartidarismo, existem lugares onde este fenômeno é mais arraigado. Os Estados Unidos da América são um bom exemplo de sistema bipartidarista.

É bastante interessante conhecer a origem do Bipartidarismo, ele teve inicio após a Revolução Francesa. Este sistema, então, foi sendo implantado pela Europa, em alguns lugares teve mais êxito que em outros. Normalmente havia o partido que defendia os interesses da aristocracia e aquele que visava melhorar as condições da burguesia. O marxismo acabou por deixar o bipartidarismo de lado na Europa. O marxismo veio para representar aqueles que não eram representados no Bipartidarismo, a massa operária.

O surgimento de novas formas de pensar e a evolução do sistema político, abrindo a possibilidade voto para todos afastou um pouco o Bipartidarismo da Europa.

Deixe uma resposta