Curiosidades

O que é Bisfenol?

O Bisfenol é uma substância química orgânica encontrada em plásticos e também chamada de BPA. Também é encontrado em muitos objetos como DVD, computadores , tintas, entre outros.

Publicidade

O contato com o bisfenol pode ocasionar doenças cardíacas segundo um estudo realizado na Inglaterra, principalmente quando a pessoa apresenta tabagismo e pressão e colesterol altos. Também pode provocar tumores, infertilidade, câncer de mama e de intestino e diabetes.

As embalagens plásticas também apresentam o ftalato, ele amolece o plástico e aumenta o efeito do bisfenol no corpo.

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a venda de mamadeiras feitas com bisfenol porque estava provocando vários problemas de saúde em crianças. Pode acontecer problemas no sistema nervoso do bebê afetando o crescimento do cérebro e também provocar hiperatividade. Outros países já haviam proibido a comercialização como Canadá, Costa Rica, Dinamarca e estados americanos.

O bisfenol é um xenoestrógeno. Ele imita o hormônio feminino e por isso a possibilidade de câncer de mama, mas nos homens pode afetar também ocasionado câncer de próstata, além de diminuição do pênis e redução dos espermatozoides.

Outro estudo constatou que os efeitos são muito grandes nas gestantes, pois ele se concentra cinco vezes mais no líquido amniótico da grávida. Também pode provocar a endometriose dificultando a gestação.

Para evitar o contato com a substância é necessário tomar algumas providências, como usar recipientes de vidro, não esquentar alimentos em potes plásticos no microondas, cuidar a data de validade de água, refrigerantes, sabonete líquido. O cuidado deve redobrar com os bebês jamais esquentando o leite na mamadeira de plástico. Só compre produtos certificados pelo Inmetro.

Deve-se ter o cuidado com os brinquedos de plásticos principalmente os macios pois podem conter bisfenol, por isso a importância de sempre conferir se foi aprovado pelo Inmetro.

Publicidade

Deixe uma resposta