Curiosidades

O que é blecaute?

A falta de energia elética por horas ou por dias pode gerar muitos prejuízos financeiros para cidade e até mesmo para o país.

Um blecaute em inglês blackout ou apagão é o corte temporário da energia elétrica. Este apagão pode atingir um bairro ou vários locais de uma cidade. Isto ocorre em razão de acidentes, queda de linhas de transmissão, sobrecargas ou pane parcial. Em alguns países é realizada por motivo de segurança, quando ocorrem ataques aéreos nos períodos de guerra.

Publicidade

O blecaute ficou conhecido em 1965 quando o Nordeste dos Estados Unidos e parte do Canadá ficaram no escuro durante 12 horas. Depois em agosto de 2003 nos Estados Unidos, 50 milhões de pessoas ficaram sem luz por mais de um dia.

Dois grandes apagões marcaram a histório, um deles ocorreu na Índia em janeiro de 2001 e outro na Indonésia em agosto de 2005, prejudicando milhões de pessoas e efetando a economia destes lugares.

Publicidade

No Brasil o primeiro blecaute ocorreu no dia 18 de abril de 1984 devido a um incêndio ocorrido na na usina hidrelétrica que ficava entre Minas Gerais e São Paulo. O apagão atingiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Um outro grande blecaute ocorreu em 1999 que atingiu mais de 60 milhões de pessoas que ficaram sem luz por quatro horas. Este episódio atingiu Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Existem várias causas para ocorrer um blecaute uma delas é o problema na rede de transmissão de energia elétrica gerados por acidentes como queda de árvores, postes ou torres de transmissão, principalmente durante temporais e chuvas fortes com vento ou até mesmo por causa de raios.

Também pode ocorrer curto-circuito, porque a corrente elétrica é maior do que um circuito pode suportar.

Outra causa do blecaute é a demanda maior que a capacidade de produção de energia, isto gerou muitos apagões no Brasil nos anos de 1999 a 2002. Nesta época foi necessário promover uma campanha de racionamento de energia elétrica, onde as pessoas que não atendiam as regras eram punidas e foi considerada a crise do apagão.

Neste período a falta de chuvas deixaram várias represas vazias, dificultando a geração de energia.

Também geraram blecautes naquela época a falta de investimentos na construção de novas hidroelétricas. Depois de toda esta crise começou um programa de investimentos em usinas termoelétricas, que eram movidas pelo gás, carvão e óleo combustível.

Publicidade

Deixe uma resposta