Saúde e Bem Estar

O que é blefarite?

Cuidados como higiene e compressas ajudam na recuperação da doença.

Blefarite é uma doença que ocorre nos olhos e provoca inflamação. Neste caso há um aumento da oleosidade nessa região em razão de problemas nas glândulas de meibômio. Pode se apresentar como conjuntivite, hordéolos e calázios e até úlcera de córnea.

Publicidade

As pálpebras superior e inferior ficam cheias de detritos oleosos parecidos com uma caspa que ficam próximas aos cílios e as vezes pode até perder os mesmos.

Existem dois tipos de blefarite: a posterior o glandular e a anterior ou seborreica. A posterior ou está relacionada a glândula meibômio, que produz a oleosidade da lágrima, e ajuda a não ressecar, um problema dessa glândula é que provoca a irritação e sensação de ressecamento nos olhos. Então até a visão fica prejudicada pois fica embaçada.

Publicidade

A blefarite anterior tem origem seborreica, neste caso há uma descamação da borda da pálpebra e a pele fica inflamada.

As pessoas que tem a blefarite anterior apresentam os sintomas no inverno. O clima seco estimula as glândulas sebáceas. Banho quentes nos dias de frio também provocam a descamação.

O tratamento é realizado através da higiene das pálpebras com compressas mornas ou com cotonetes associado ao uso de pomadas antibióticas e medicação oral. Deve-se limpar as pálpebras junto aos cílios. As pessoas que usam lente de contato devem redobrar a atenção na higiene pois estão mais propensas a ter uma contaminação.

Outro tratamento que pode ser utilizado é a massagem na base dos cílios para drenar as secreções apresentadas nestes casos. Deve ser realizada através de movimentos circulares e horizontais após realizar a compressa morna.

Também ajuda na recuperação a utilização de ômega 3 para regular a função das glândulas das pálpebras e melhorar a sensação de olho seco. Este suplemento existe em forma de pó ou em drágeas e deve ser ingerido 1 grama, 2 vezes por dia, juntamente coma as refeições. O ômega 3 também é encontrado em alguns alimentos como salmão e sardinha.

A blefarite é considerada uma doença crônica e que deve ser acompanhada pelo oftalmologista. Ela pode ocorrer em adultos e crianças e também em diversas vezes durante a vida.

É importante a ajuda médica pois se a doença não for tratada as pálpebras podem uma infecção pela bactéria estafilococo e pode ser tornar grave.

Publicidade

Deixe uma resposta