Beleza e Moda

O que é blindagem capilar?

É um tratamento estético para recuperar cabelos de danos externos. Veja como funciona a blindagem capilar.

A blindagem capilar é um tratamento que chegou ao Brasil há cerca de cinco anos. Ela é indicada não apenas para quem faz regularmente procedimentos químicos, tais como colorações, alisamentos, permanentes, etc.

Publicidade

Cabelos sem tintura também sofrem com pontas duplas, ressecam-se e perdem brilho e volume. A ação do Sol, da água do mar e das piscinas, da poluição do ar e mesmo uma simples chuva (especialmente em cidades poluídas) prejudicam a saúde e vitalidade dos fios. Outros “inimigos naturais”, mas de uso obrigatório para dez entre dez mulheres, são a chapinha e o secador.

O tratamento reconstrói a fibra do cabelo. A blindagem capilar cuida dos cabelos de dentro para fora, com seus princípios ativos: silicone, proteína de trigo e extratos vegetais como Aloe vera, alecrim, algas, aveia, camomila, calêndula, castanha-do-pará, coco, erva-doce, hamamelis, mel e pêssego. Cada produtor tem os seus segredos de fabricação.

Publicidade

É preciso tomar bastante cuidado com a escolha, verificando atentamente a composição de alguns produtos para uso doméstico. Itens formulados com determinados ácidos podem danificar ainda os fios. Não se esqueça: rótulos foram feitos para serem lidos.

A fibra do cabelo é composta basicamente por queratina e aminoácidos que, quando se unem, formam esta proteína. Eles também alimentam a raiz, que é a única parte viva do cabelo, mas estão presentes em toda a haste capilar.

Ao observar um fio de cabelo com uma lupa, pode-se notar que externamente ele parece ser constituído por pequenas escamas semelhantes a folhas secas: são as cutículas. Quando elas se abrem, o cabelo fica armado, difícil de ser penteado e sem vida. A blindagem capilar age na medula capilar, obrigando as cutículas a ficarem fechadas e unificadas e pode resolver o problema de quem sofre com cabelos aparentemente descuidados.

O segredo da blindagem capilar e justamente tonificar os fios e unificar e alinhar estas escamas. Com isto, o cabelo não fica apenas liso e bonito, mas também força e saúde. É possível notar o brilho e a maciez logo depois do tratamento.

Diferenças na cabeça

A cauterização é um procedimento que hidrata profundamente os cabelos e usa a queratina para torná-los mais macios e lisos, com efeito antifrizz. A técnica pode ser feita em todos os tipos de cabelo. Nos oleosos e com caspa, o produto deve ser aplicado dois centímetros distante da raiz. Dependendo do comprimento e volume, pode ser feita a cada 15 dias ou mês.

A selagem térmica é tratamento indicado para alisar cabelos crespos e encaracolados ou tratar fios muito danificados. Reduz o frizz e o volume com a aplicação de nutrientes, colágeno, silicone e produtos de hidratação. Tem duração de até três meses, mas cabeleireiros recomendam um relaxamento ou escova progressiva.

Por fim, os produtos aplicados na blindagem capilar contêm enzimas que fecham as cutículas dos fios, oferecendo proteção efetiva para as agressões do dia a dia. Os fios ficam menos rebeldes e mais sedosos, sem necessidade de uso de formol no tratamento (um aditivo químico bastante agressivo, proibido no Brasil mas largamente utilizado). Os produtos devem ser utilizados a dois centímetros da raiz nos cabelos oleosos. O efeito dura entre 15 dias e 30 dias.

Indicações

A blindagem capilar é feita em muitos salões de cabeleireiros e existem produtos disponíveis para aplicação em casa. Os resultados nunca serão os mesmos dos obtidos por um especialista, mas ajudam bastante na melhoria da aparência.

Não existem contraindicações para este tratamento, que pode ser realizado mesmo alguns dias depois de aplicações de químicas. A blindagem capilar tem início com duas lavagens da cabeça com xampu antirresíduos. Isto ajuda a abrir as cutículas e retirar as impurezas.

Em seguida, os fios são enxaguados em água abundante e é aplicado um banho de queratina, para repor os nutrientes do cabelo danificado. De acordo com o volume e comprimento, o produto deve permanecer na cabeça entre 20 e 30 minutos.

O cabeleireiro ou você mesma, de preferência na companhia de um amigo ou parente com alguma experiência, deve separar as mechas e aplicar o produtos em massagens suaves. Isto evita a quebra dos cabelos e fecha as escamas, além fixar os princípios ativos.

Em seguida, é só esperar mais dez minutos para a blindagem capilar ficar completa. Não é necessário lavar novamente; bastante enxaguar para retirar os resíduos. Com o cabelo ainda úmido, aplique um condicionador leave-in: os fios já estão prontos para se defender dos danos químicos e ambientais.

Publicidade

Deixe uma resposta