O que é Bolsa de Valores?

Por:

Esta instituição auxilia no fortalecimento da economia e auxiliando as empresas a crescer.

Bolsa de Valores é uma organização que promove a negociação de títulos que são as ações de empresas de capital público que é do governo federal, municipal ou estadual, misto ou privado. Também há comercialização de seguros, pagamentos de rendas e dividendos. A pessoa deve estar representada por uma corretora para que possa comprar ou vender. Estas corretoras são autorizadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O que é Bolsa de Valores?

Os primeiros corretores surgiram no Século XI, na França e eram chamados de courratiers de change. Eles ajudavam a regulamentar os débitos dos camponeses com os bancos. Estas instituições existem no Brasil desde 23 de agosto de 1890 que foi a época do ciclo do café.

Até março de 2000 vários estados tinham suas bolsas de valores. Porém foi realizada uma fusão de todas que se tornaram a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Isso ocorreu por que 60% da riqueza do Brasil é produzida em São Paulo e também porque a Bovespa é a maior bolsa da América Latina.

As bolsas de valores seguem regras estabelecidas pelas S.A. (as Sociedades Anônimas) e pela Comissão de Valores Monetários (CVM).

A empresa que participa da bolsa de valores precisa apresentar uma publicação periódica de balanços e participar de auditoria externa para controlar suas contas.

A bolsa de valores tem como objetivo aumentar o capital da empresa para investimento, facilitação o crescimento das companhias, fazer uma redistribuição da riqueza, facilitar os investimentos para pequenas empresas e fortalecer a economia.

Quando o comprador adquire uma ação se torna sócio daquela empresa que estava vendendo as ações. As empresas que negociam suas ações tem a facilidade de ter dinheiro de forma rápida, fácil e barata. Com isso ela não fica sujeita aos juros dos bancos.

Na bolsa de valores também existe o pregão que é o dia de trabalho na Bovespa. Ele pode ser feito por Viva Voz, onde os corretores compram e vende as ações que nada mais é do que a gritaria que vemos pela televisão. Porém agora é mais utilizado o Pregão Eletrônico que é a compra e venda através de um programa de computador que efetua as transações, localizando o vendedor e o comparador.

Para ser um investidor é necessário se cadastrar na corretora para que a mesma abra uma conta.

Este tipo de investimento é considerado de alto risco, pois existem variações nos preços das ações e por este motivo seu retorno não é garantido.

Deixe uma resposta