Casa e Decoração

O que é Bonsai?

A palavra Bonsai em japonês tem um significado bem interessante “arvore em bandeja”. O Bonsai não é apenas uma arvorizinha num vaso é antes disso uma forma de arte. O grande diferencial de um Bonsai é que na realidade representa uma miniatura de arvore grande. Podemos chamar de réplica artista de uma arvore natural.

Publicidade

Um dos fatores que faz do Bonsai uma arte complexa é o fato de que os padrões de crescimento da arvorizinha têm que seguir os padrões de crescimento e efeitos da gravidade de uma arvore comum. Os galhos devem crescer no mesmo ritmo de uma arvore convencional e é necessário que haja marcas do tempo. Trata-se de uma obra de arte que exige do homem tempo e cuidados especiais para que se torne uma obra-prima.

Para quem está pensando que o Bonsai é uma arte que surgiu no Japão está bem enganado. Claro que atualmente este tipo de manifestação artística é mais presente no país do sol nascente, mas, nem sempre foi assim foram os chineses que tiveram a ideia primeiro de cultivar arvores pequenas em vasos de cerâmica. Porvas históricas demonstram que o povo chinês já fazia isso no ano 200 d.C. O nome dado na China a essa técnica era Penjing.

Publicidade

O Bonsai pode ser um hobby e tem grande difusão no ocidente também. Os últimos 20 anos tornaram a técnica do Bonsai melhor compreendida e por isso mesmo mais reverenciada em diversas partes do mundo. Podemos entender essa difusão do Bonsai devido ao fato de que a arte oriental se espalhou pelo mundo.

Publicidade

Deixe uma resposta