Esportes

O que é bossabol?

Modalidade esportiva pouco conhecida é uma mistura de vários esportes, música e diversão.

Bossabol é um esporte parecido com o vôlei de praia, porém é utilizado colchões infláveis, é uma mistura de futebol, vôlei, capoeira, ginástica e música.

Publicidade

Pode ser praticado por qualquer idade mas por motivos de segurança é recomendado para crianças acima de 12 anos. Os saltos podem chegar a um metro e meio de altura, mas o impacto é baixo em função dos colchões. O juíz usa um apito, um microfone, mesa de DJ e ele que dá o ritmo a diversão.

As camas elásticas utilizadas possuem 3 metros de altura, 3 camadas e dois transpolins divididos por uma rede. O esporte é praticado geralmente ao ar livre em eventos, mas não possui competições nacionais ainda.

Publicidade

O bossabol foi criado pelo produtor musical belga Filip Eyckmans em 2000. Ele gostava muito de esporte e a música e o nome Bossabol é uma homenagem ao Brasil. Ele se encantou com a Bossa-Nova em viagem ao Brasil, gostou da Tropicália de Gil e Caetano, da capoeira no nordeste e a do futebol de Pelé e Zico. Então juntou todos estes elementos e com criatividade criou o esporte chamado bossabol. O esporte começou a ser praticado na Bélgica e na Holanda, mas atualmente pode ser visto na Espanha, Reino Unido, Dubai, Romênia, Equador, Kuwait e claro no Brasil.

O objetivo do bossaball é fazer a bola ciar no solo do adversário. Se bater no trampolim a equipe ganha três pontos, nos painéis infláveis é marcado um ponto. Quando a bola parar nos anéis ao redor do trampolim ninguém marca pontos. Também pode ser realizado 8 toques em cada jogada.

Cada equipe é formada por quatro jogadores. Os jogadores tocam a bola com as mãos, também podem dar dois toques com o pé e um com a cabeça. Vence a equipe que fizer 15 pontos primeiro.

Publicidade

Deixe uma resposta