Saúde e Bem Estar

O que é botulismo?

O Botulismo é uma intoxicação causada por uma bactéria denominada Clostridium botulinum, está bactéria pode ser encontrada em solos, na água, em alimentos contaminados, no trato gastrointestinal de animais e entre outros, sendo considerada muito resistente, pode ficar por períodos longos em ambientes diversos.

Publicidade

Esta contaminação afeta o sistema nervoso do ser humano e se não for realizado um tratamento rapidamente, pode até levar a morte. A intoxicação acontece da seguinte forma: Primeiramente um alimento quando ainda está no solo é contaminado com a bactéria Clostridium botulinum, quando este alimento é conservado inicia-se o processo de produção de uma toxina perigosíssima. Alimentos conservados como pepino, pêssegos, palmito, azeitonas são os principais, para realizar a identificação da presença da bactéria é necessário analisar a lata onde o alimento está armazenado, se ela estiver inchada ou com aparência de estar cheia de ar é um sinal.

Quando alguém ingerir um alimento intoxicado pela bactéria em questão, a toxina é absorvida pelo aparelho digestivo e entra na corrente sanguínea atingindo prontamente o sistema nervoso, debilitando assim várias funções do organismo. A pessoa começa a perder os movimentos, devido a paralisação dos músculos, pois o sistema nervoso como está afetado, deixa de avisar sobre a necessidade de contração muscular.

Publicidade

Os sintomas aparecem muito rapidamente, cerca de no máximo 30 horas após a ingestão do alimento contaminado, os principais sintomas imediatos são : vômitos; secura da boca; visão dupla; dilatação da pupila;debilitação motora;aversão a luz e etc.

Existe tratamento para esta doença, porém é um pouco lento, pois depois que a toxina se instala no sistema nervosa, não há medicamentos que a eliminem. Porém se ela ainda não se instalou, utiliza-se como tratamento um soro chamado antibotulínico para evitar que ela se aloje no corpo.

Publicidade

Deixe uma resposta